Home
Notícias
Reino Unido distribuirá de graça pílulas que ajudam no combate ao tabagismo
Notícias

Reino Unido distribuirá de graça pílulas que ajudam no combate ao tabagismo

publisherLogo
Aventuras Na História
12/11/2024 14h37
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/50839/original/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png?1764190102
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um novo medicamento destinado a ajudar pessoas a abandonar o hábito de fumar foi anunciado pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) nesta terça-feira, 12. As pílulas, que serão disponibilizadas gratuitamente mediante prescrição médica, têm o potencial de salvar milhares de vidas das consequências do tabagismo.

Chamado vareniclina, o medicamento atua reduzindo o desejo por nicotina e bloqueando seus efeitos no cérebro, além de aliviar sintomas de abstinência, como irritabilidade e dificuldades para dormir. Especialistas afirmam que ele é mais eficaz do que métodos tradicionais, como gomas de mascar e adesivos de reposição de nicotina.

De acordo com informações do portal Galileu, o tratamento será oferecido em parceria com a farmacêutica Teva UK e, quando combinado com suporte comportamental, como terapia, demonstrou ajudar cerca de 25% dos usuários a manter-se longe do cigarro por pelo menos seis meses.

Uma pesquisa da University College London, publicada em abril, estima que a introdução do medicamento pode reduzir o número de fumantes no Reino Unido em 85 mil por ano.

Economia

Amanda Pritchard, presidente-executiva do NHS, destacou que os esforços do governo para criar uma geração livre do tabaco, apoiados pelo uso da vareniclina, podem economizar mais de £500 milhões (R$ 3,7 bilhões) ao sistema de saúde pública. “Esta pílula diária simples pode mudar o jogo para as pessoas que querem parar de fumar e é outro passo vital para mudar ainda mais o nosso NHS em direção à prevenção”, afirmou.

Anteriormente, uma versão comercial da vareniclina (Champix®) já havia sido usada, mas foi retirada do mercado em 2021 após a descoberta de uma impureza. A nova versão genérica foi aprovada como segura pela Autoridade Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA).

Atualmente, cerca de 6 milhões de adultos no Reino Unido — um em cada oito — são fumantes. Entre 2022 e 2023, o tabagismo foi responsável por mais de 400 mil internações hospitalares na Inglaterra, representando 16% das doenças respiratórias, 8% dos casos de câncer e 7% dos problemas cardiovasculares.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também