Home
Notícias
Restos de veículos históricos emergem de lago nos EUA em limpeza pós-furacão
Notícias

Restos de veículos históricos emergem de lago nos EUA em limpeza pós-furacão

publisherLogo
Aventuras Na História
01/07/2025 19h40
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16552958/original/open-uri20250701-35-11d5p9b?1751398806
©Divulgação/Lake Lure Dock Company
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Enquanto a recuperação dos estragos causados pelo furacão Helene segue no sudeste dos Estados Unidos, equipes que atuam no oeste da Carolina do Norte estão encontrando surpresas inesperadas

Durante os trabalhos de limpeza no Lago Lure, um reservatório artificial de 800 acres localizado no Rio Broad, cerca de 72 km de Asheville, foram descobertos um caminhão Ford Modelo T dos anos 1920 e um barco de madeira de aproximadamente 10 metros.

A ação faz parte de um projeto liderado pelo Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA, que está retirando grandes quantidades de sedimentos e detritos levados pela tempestade que atingiu a região em setembro do ano passado.

Segundo um comunicado da cidade de Lake Lure, o objetivo é restaurar a beleza natural do local e garantir a segurança e acessibilidade do curso d’água, repercute a Smithsonian Magazine.

Para viabilizar o trabalho, foi necessário esvaziar boa parte do lago — criado em meados da década de 1920. Com o leito exposto, vieram à tona objetos que estavam escondidos há quase um século

“É a primeira vez desde a sua criação que o nível da água está tão baixo”, contou Jake Mohl, proprietário da Lake Lure Dock Company, à Fox Weather. A empresa, responsável por consertos de docas e garagens de barcos, tem compartilhado imagens das descobertas em suas redes sociais.

Achados

Uma das descobertas mais marcantes foi a de um antigo barco-táxi movido por um motor Ford de quatro cilindros, danificado mas ainda reconhecível. Em uma publicação feita no Facebook em 11 de junho, a Lake Lure Dock Company descreveu a embarcação como "uma lembrança assustadoramente bela da história oculta do lago".

O barco, batizado de "Ursinho Pooh", pertenceu à família Tanner, que o adquiriu após a falência de uma empresa de táxi aquático durante a Grande Depressão. Kenneth Tanner, neto do comprador original, contou à WLOS que o barco afundou durante uma tempestade, décadas atrás. 

Meu pai sempre me dizia para mergulhar e procurá-lo”, relembra. A redescoberta aconteceu depois que a filha de Tanner viu a publicação nas redes sociais e reconheceu o nome "Ursinho Pooh" nos restos do casco.

Além do barco, os trabalhadores também encontraram uma caminhonete Ford Modelo T tombada e parcialmente coberta por lama. De acordo com Mohl, várias partes do veículo estavam faltando, o que sugere que ele tenha sido desmontado e abandonado.

Outro achado curioso foi um conjunto de degraus de concreto ainda intactos, provavelmente pertencentes a uma antiga estrutura demolida.

Por enquanto, o acesso ao lago permanece interditado por questões de segurança. Os interessados nas descobertas devem acompanhar as atualizações pelas redes sociais da Lake Lure Dock Company. 

Enquanto isso, as equipes continuam trabalhando intensamente: até 13 de junho, já haviam sido removidas mais de 376 mil toneladas de lodo e sedimentos, além de cerca de 46.700 jardas cúbicas de entulho.

Embora ainda não haja uma data definida para o término do projeto, as autoridades locais esperam que os trabalhos se estendam pelo verão e possivelmente até o fim do outono americano.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também