Repercussão internacional: prisão preventiva de Bolsonaro é destaque na imprensa global
Contigo!

Além do Brasil, a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro neste sábado (22) foi repercutida pela mídia internacional. O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a prisão preventiva, que foi executada pela Polícia Federal como medida cautelar destinada a resguardar a ordem pública.
Veja o que veículos estrangeiros disseram:
A Associated Press, agência de notícias americana, declarou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como “inesperada”.
Já o El pais, jornal espanhol, definiu que “o ex-presidente de extrema-direita estava em prisão domiciliar há vários meses, após ter sido condenado em setembro pelo STF por liderar uma tentativa fracassada de golpe de Estado em 2022, depois de perder a eleição presidencial para o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.
O site francês France24 ressaltou que o “recurso contra a sentença foi rejeitado na semana passada, aproximando Bolsonaro ainda mais da prisão”.
O The Washington Post, portal americano, alegou que a detenção aconteceu “dias antes de ele começar a cumprir sua pena de 27 anos de prisão por liderar uma tentativa de golpe”.
A Reuters, agência de notícias, falou sobre a defesa de Jair e trouxe o posicionamento de um especialista. O representante de Bolsonaro “não deu uma razão para a detenção”. “Uma pessoa familiarizada com o assunto disse que se tratava de uma medida preventiva relacionada às condições de sua prisão domiciliar”, completa a reportagem.
Além disso, o Clarín, da Argentina, destacou que a defesa do antigo presidente do Brasil “havia solicitado ao STF que ele cumprisse sua pena de 27 anos de prisão em casa por motivos de saúde” anteriormente.
Relembre
Bolsonaro já tinha sido condenado a 27 anos e 3 meses pela tentativa de golpe de Estado. Isso após a derrota sofrida na eleição de 2022, na qual foi superado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o g1, quando decretou a prisão preventiva, Alexandre de Moraes pontuou que a tornozeleira de Bolsonaro foi violada. Isso teria ocorrido na madrugada deste sábado (22), por volta da meia-noite.
Leia também: Plantão interrompe programação da Globo com anúncio da prisão de Bolsonaro
Veja mais:
Ver essa foto no Instagram
