Tornozeleira em Bolsonaro? Maioria dos brasileiros apoia a decisão, diz Datafolha
Contigo!

O uso de tornozeleira eletrônica por Jair Bolsonaro virou assunto em todo o país e agora há dados que mostram como a população está reagindo. Segundo a mais recente pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada em 1º de agosto, 55% dos brasileiros concordam com as medidas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente, incluindo a tornozeleira, o recolhimento domiciliar noturno e a proibição de usar redes sociais e manter contato com autoridades estrangeiras.
As restrições foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, após a Polícia Federal cumprir mandado de busca e apreensão na casa de Bolsonaro no dia 18 de julho. A operação investiga possíveis crimes de coação no curso do processo, tentativa de obstrução da Justiça e até risco de fuga.
De acordo com o levantamento, 44% dos entrevistados disseram concordar totalmente com as medidas e 11% concordam em parte. Já 32% afirmaram discordar totalmente, e 9% disseram discordar em parte. Apenas 3% não souberam opinar e 1% afirmaram não concordar nem discordar. A pesquisa ouviu 2.004 pessoas, maiores de 16 anos, em 113 cidades brasileiras nos dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Além disso, 55% dos entrevistados disseram acreditar que Bolsonaro tinha a intenção de deixar o país antes de ser julgado pelo STF. Outros 36% não acreditam nessa possibilidade, enquanto 10% preferiram não opinar.
Jair Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal em um processo que apura sua suposta participação em uma tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022. A decisão de impor medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de contato com outros investigados e restrições de locomoção, foi tomada para evitar qualquer tentativa de fuga do país ou influência indevida nas investigações em curso. A Justiça busca garantir que o ex-presidente permaneça à disposição do processo e que o andamento do caso ocorra sem interferências.
O que explica o apoio da maioria às medidas contra Bolsonaro?
Para muitos brasileiros, as medidas são vistas como um recado de que ninguém está acima da lei. Já os críticos alegam que há exagero ou perseguição. A discussão segue firme, tanto nas ruas quanto online.
Leia essa também: Saiba quem são os convidados da festa milionária de Bruna Marquezine; atriz deixou ex de fora
Confira mais:
View this post on Instagram