Alexandre Ramagem terá extradição solicitada aos EUA
ICARO Media Group TITAN
O ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Bolsonaro, o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), teve a extradição solicitada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (15). Condenado a 16 anos de prisão na ação penal relacionada à trama golpista, Ramagem está vivendo em Miami desde setembro para evitar o cumprimento da pena. A decisão do ministro prevê que o procedimento de extradição seja formalizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com a tradução dos documentos necessários para o inglês.
Durante as investigações, Ramagem foi proibido de deixar o país e teve que entregar seus passaportes nacional e estrangeiros. A descoberta de sua fuga gerou polêmica na Câmara, que não havia sido informada sobre sua saída do território nacional nem autorizado sua missão oficial no exterior. A Casa também recebeu atestados médicos apresentados pelo deputado, cobrindo os períodos entre 9 de setembro e 8 de outubro, e 13 de outubro a 12 de dezembro.
A condenação de Ramagem levou o STF a determinar a declaração de perda de mandato do parlamentar, decisão que ainda não foi cumprida pela Mesa Diretora da Câmara. A expectativa é que o assunto seja deliberado ainda nesta semana, última antes do recesso parlamentar de fim de ano. A solicitação de extradição aos Estados Unidos surge como mais um capítulo desse caso que envolve questões políticas e judiciais complexas.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads
