Home
Notícias
China: suspensa desde maio, importação de frango brasileiro é retomada
Notícias

China: suspensa desde maio, importação de frango brasileiro é retomada

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
07/11/2025 11h17
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

A administração geral de alfândega de Pequim anunciou que a China suspendeu o embargo às aves e derivados fabricados no Brasil. A proibição, em vigor desde maio devido a um caso de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul, foi revogada nesta sexta-feira. A decisão tem efeito imediato com base nos resultados da análise de risco realizada pela agência alfandegária chinesa, confirmou a retomada das importações.

A proibição da importação de frango brasileiro pela China foi imposta em 16 de maio, após o país detectar seu primeiro e único caso de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul. O Brasil é o maior exportador de frangos do mundo, enviando o produto para 151 países. Somente em 2024, a China importou mais de 560 mil toneladas de frango brasileiro.

Após ficar 28 dias sem registrar novos casos em granjas, o Brasil se declarou livre da gripe aviária em 18 de junho. A notificação foi feita à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e aos países compradores do frango brasileiro. As exportações brasileiras de frango têm crescido desde 2018, atingindo 4,1 milhões de toneladas naquele ano, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Apesar de ser o maior exportador de frangos do mundo, a maior parte da produção brasileira é consumida internamente, equivalente a 64,64% da produção. Cada brasileiro consome aproximadamente 45 kg de carne de frango por ano, segundo a ABPA. A decisão da China em retomar as importações de frango brasileiro representa um importante passo para a retomada do comércio entre os dois países e fortalece o setor avícola brasileiro.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também