Conclave: segunda votação não define o novo Papa; cardeais retomam pleito à tarde

ICARO Media Group TITAN






O segundo dia do conclave para eleger o próximo Papa teve início com duas rodadas de votação, mas até o momento não houve consenso entre os 133 cardeais eleitores presentes. A chaminé da Capela Sistina liberou fumaça preta nesta quinta-feira de manhã, indicando que a escolha do líder da Igreja Católica ainda está em andamento.
As votações no conclave seguem um padrão de quatro processos por dia, com duas pela manhã e duas à tarde. Caso um novo Papa seja eleito na primeira tentativa de uma das sessões, a fumaça branca surgirá imediatamente, sinalizando que o quórum necessário foi alcançado. Caso contrário, a fumaça preta é liberada no segundo horário de cada turno.
Após a fumaça branca, que anuncia a escolha oficial do Pontífice com o tradicional "Habemus Papam", o novo Papa se apresenta na sacada da Basílica de São Pedro em cerca de 45 minutos a uma hora após a decisão. Os 133 cardeais eleitores retornam à Casa Santa Marta para o almoço e, em seguida, voltam à Capela Sistina para mais duas sessões de votação, se necessário.
A geração das fumaças pela queima das cédulas eleitorais em um fogareiro especial na Capela Sistina é um ritual tradicional. Desde 2005, o processo é controlado para garantir que as cores, preta e branca, sejam nítidas e evitem dúvidas. No entanto, até o momento, não houve um consenso durante as votações deste conclave, seguindo a tradição de eleições anteriores.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram


