Home
Notícias
Eleições para presidente no México tem duas mulheres no topo da disputa
Notícias

Eleições para presidente no México tem duas mulheres no topo da disputa

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
31/05/2024 16h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16237260/original/open-uri20240531-127-1179dy9?1717173048
©Hector Vivas - 2024 Getty Images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Será neste domingo (2) que o México, finalmente, vai eleger a sua primeira presidente mulher. Em um país marcado pela violência e pelo domínio do tráfico de drogas, onde as mulheres são as maiores vítimas, a candidata de esquerda Claudia Sheinbaum, de 61 anos, é a favorita no pleito. 

Sheinbaum, física e ex-prefeita da Cidade do México, de 2018 a 2023, lidera as intenções de voto, com 53% de apoio, segundo as últimas pesquisas. Ela é apoiada pela popularidade do presidente em exercício, Andrés Manuel López Obrador, cujo projeto político ela promete dar continuidade.

Sua principal concorrente é Xóchitl Gálvez, senadora e empresária de raízes indígenas, também de 61 anos e de centro-direita. Gálvez tem 36% de apoio nas pesquisas.

Essa eleição histórica ocorre em um momento em que o México enfrenta desafios significativos, como a violência do tráfico de drogas. Somente em 2023, o país registrou mais de 850 feminicídios, o que coloca a segurança das mulheres como uma das principais preocupações.

Quase 100 milhões de mexicanos estão aptos a votar nesta eleição de turno único, vencida por maioria simples. Além da presidência, mais de 20 mil cargos estão em disputa, incluindo o Congresso e nove dos 32 governadores do país.

 



 

MONTERREY, MEXICO - MAY 29: Presidential Candidate Xóchitl Gálvez of 'Fuerza y Corazón por México' coalition takes a selfie during the 2024 closing campaign event at Arena Monterrey on May 29, 2024 in Monterrey, Mexico. According to the Instituto Nacional Electoral (INE) over 100 million people are allowed to vote on the 2024 Presidential Election in Mexico. Claudia Sheinbaum of the Sigamos Haciendo Historia coalition, Xochitl Galvez of Fuerza y Corazón por México coalition and Jorge Alvarez Maynez of Movimiento Ciudadano will participate as the candidates for the presidency. (Photo by Azael Rodriguez/Getty Images)

 

 

 

 

Sheinbaum baseou sua campanha na promessa de dar continuidade aos programas sociais implementados durante o mandato de López Obrador, que ajudaram a tirar 8,9 milhões de pessoas da pobreza, mas que ainda não conseguiram resolver completamente essa questão.

Além disso, a nova presidente enfrentará o desafio de lidar com a violência e o crime organizado, que são os principais problemas do país. Desde 2006, o México vive em uma espiral de violência devido à atuação dos cartéis de drogas, que obtêm lucros milionários com o tráfico.

Outro desafio para a nova presidente será a relação com os Estados Unidos, o principal parceiro comercial do México. A relação entre os dois países é ampla e complexa, e a nova líder terá que lidar com questões como comércio, imigração e segurança na fronteira.

A eleição de uma mulher para a presidência do México representa um marco importante na história do país e uma possível mudança na luta contra a violência de gênero e pelo empoderamento das mulheres. Resta aguardar o resultado da eleição no domingo para conhecer a nova presidente do México.

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também