Home
Notícias
Governo aprova compra de alimentos afetados pelo tarifaço, veja quais são
Notícias

Governo aprova compra de alimentos afetados pelo tarifaço, veja quais são

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
25/08/2025 18h01
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16590166/original/open-uri20250825-115-al23tb?1756149736
©Annabelle Chih - 2025 Getty Images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O governo brasileiro, por meio da Medida Provisória nº 1.309/2025, lançou o Plano Brasil Soberano, que permite a flexibilização das compras governamentais para a aquisição de alimentos como peixes, açaí e manga. Essa medida excepcional autoriza União, Estados e municípios a adquirirem gêneros alimentícios que deixaram de ser exportados devido a tarifas adicionais impostas pelos Estados Unidos. A lista de produtos disponíveis para compra flexibilizada poderá ser ampliada posteriormente, se os ministérios julgarem necessário.

Com a nova portaria, serão permitidas contratações diretas sem a necessidade de licitação, simplificação dos termos de referência e dispensa de estudos técnicos preliminares. Esses procedimentos excepcionais e emergenciais visam beneficiar produtores e empresas exportadoras afetadas pelas sobretaxas de importação criadas pelos EUA.

Para poderem vender os produtos no âmbito das compras governamentais flexibilizadas, os exportadores devem apresentar declaração comprovando a perda na exportação e ao menos um registro de exportação para os Estados Unidos do produto em questão, a partir de janeiro de 2023.

A autorização dada pelo presidente Lula visa apoiar os setores impactados pelas tarifas adicionais e garantir que os produtores afetados possam comercializar seus alimentos. A aquisição excepcional desses gêneros alimentícios é mais uma medida do governo para fortalecer a economia e apoiar os segmentos prejudicados.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também