Home
Notícias
Grande terremoto na Rússia gera alertas de tsunami no Pacífico
Notícias

Grande terremoto na Rússia gera alertas de tsunami no Pacífico

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
30/07/2025 10h55
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu a península de Kamchatka, na Rússia, na noite da última terça-feira, gerando um tsunami com ondas de 3 a 4 metros que afetaram o território russo e o Japão. Autoridades russas relataram ferimentos leves e danos em prédios no leste do país logo após o terremoto. O governo do Japão e do Havaí emitiram ordens de retirada para regiões costeiras, enquanto a Guarda Costeira dos EUA ordenou a saída de navios dos portos diante da iminência do tsunami.

Diversos países da região do Pacífico estão em alerta de tsunami, incluindo Colômbia, Indonésia, Filipinas, México, Guam e outras localidades. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou apoio às populações afetadas e alertou sobre a gravidade da situação. O Serviço Geológico dos EUA (USGS) informou que o terremoto foi o mais intenso desde 2011 e teve epicentro a leste da cidade russa de Petropávlovsk-Kamtchatski, sendo seguido por réplicas de magnitude menor.

A região de Kamchatka e o extremo oriente da Rússia encontram-se em uma área geologicamente ativa conhecida como Círculo de Fogo do Pacífico, propícia a grandes terremotos e erupções vulcânicas. Nas redes sociais, vídeos e imagens mostram o impacto do terremoto e do tsunami, com sirenes acionadas em cidades japonesas e serviços de trem suspensos. Autoridades russas ordenaram a retirada de moradores de cidades na região de Sakhalin devido à gravidade do evento sísmico.

Até o momento, não foram registrados feridos no Japão, e nenhuma usina nuclear reportou irregularidades. Contudo, por precaução, os trabalhadores que atuam na remoção de resíduos radioativos na antiga usina de Fukushima foram temporariamente evacuados do local. Países ao redor do mundo mantêm alertas de tsunami ao longo de suas costas, visando prevenir danos maiores decorrentes das ondas geradas pelo terremoto."

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também