Hamas declara fim da guerra com Israel e início de cessar-fogo permanente
ICARO Media Group TITAN

O Hezbollah anunciou oficialmente, nesta quinta-feira (9), o fim da guerra com Israel e o estabelecimento de um cessar-fogo duradouro, resultado de intensas negociações mediadas por Estados Unidos, Catar, Egito e Turquia. Khalil al-Hayya, líder exilado do grupo e principal negociador, fez o anúncio em um discurso televisionado, afirmando que o acordo encerra de forma definitiva o conflito e garante a proteção dos interesses palestinos. As Brigadas Al-Qassam, braço armado do Hamas, confirmaram adesão ao plano, que prevê a retirada total das forças israelenses da Faixa de Gaza.
De acordo com os termos do acordo, a primeira fase do cessar-fogo começa assim que Israel aprovar o texto, o que deve ocorrer em até 24 horas. O Hamas se comprometeu a libertar cerca de 20 reféns vivos e entregar os restos mortais de 28 pessoas no prazo de 72 horas. Israel afirma que ainda há 48 dos 251 sequestrados desde 2023. O plano também inclui a libertação de prisioneiros palestinos em troca dos reféns israelenses e a entrada diária de 400 caminhões de ajuda humanitária nos primeiros cinco dias, com aumento progressivo.
O governo israelense, liderado por Benjamin Netanyahu, realiza nesta quinta-feira uma reunião de gabinete para aprovar o acordo. O primeiro-ministro destacou a importância da proposta para Israel, enfatizando a devolução de reféns e a desmilitarização de Gaza. A comunidade internacional, incluindo o secretário-geral da ONU, António Guterres, manifestou apoio à implementação integral do cessar-fogo e ao reforço da ajuda humanitária para a reconstrução. Líderes mundiais como Emmanuel Macron, da França, e autoridades dos Emirados Árabes Unidos também pediram total adesão ao acordo.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads

