Ibovespa ganha força enquanto Bolsa Argentina tem forte queda em 2025
ICARO Media Group TITAN

O Ibovespa segue apresentando resultados positivos no mercado financeiro, figurando como o sétimo índice com melhor desempenho a nível global. Após liderar os ganhos em 2024, com um aumento de quase 70%, o índice brasileiro continua batendo recordes históricos. Este bom desempenho ocorre em contraste com a situação da Bolsa de Buenos Aires, que vive um cenário oposto. O índice de ações Merval, que havia tido um excelente desempenho no ano anterior, registra, até o momento, uma queda de 33,08% em 2025, sendo o único entre 20 índices acionários globais a apresentar perdas.
A virada no desempenho do índice argentino coincidiu com o declínio da confiança dos investidores no presidente da Argentina, Javier Milei, que assumiu o cargo no final de 2023. As reformas promovidas por Milei, baseadas em austeridade, perderam o apoio dos investidores devido à sua baixa popularidade e aos problemas econômicos crescentes no país. Em contrapartida, o mercado brasileiro tem sido beneficiado pelo diferencial de juros entre o Brasil e os EUA, com muitos investidores migrando para o mercado nacional.
No contexto global, o índice Kospi, da Coreia do Sul, lidera o ranking de desempenho, com um aumento de 44,25% desde o início do ano. Em segundo lugar está o IPSA, do Chile, com ganho de 34,23%, seguido pelo Hang Seng, de Hong Kong, que registra um acréscimo de 32,33%. Outros mercados presentes no topo do ranking são o IBEX-35, da Espanha, o IPC do México e o FTSE MIB, da Itália. Enquanto isso, as bolsas americanas, apesar de operarem em níveis históricos, apresentam desempenhos mais modestos em 2025, influenciadas pela política tarifária de Donald Trump e pela desvalorização do dólar.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads