Home
Notícias
Ibovespa ganha força enquanto Bolsa Argentina tem forte queda em 2025
Notícias

Ibovespa ganha força enquanto Bolsa Argentina tem forte queda em 2025

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
20/09/2025 00h16
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Ibovespa segue apresentando resultados positivos no mercado financeiro, figurando como o sétimo índice com melhor desempenho a nível global. Após liderar os ganhos em 2024, com um aumento de quase 70%, o índice brasileiro continua batendo recordes históricos. Este bom desempenho ocorre em contraste com a situação da Bolsa de Buenos Aires, que vive um cenário oposto. O índice de ações Merval, que havia tido um excelente desempenho no ano anterior, registra, até o momento, uma queda de 33,08% em 2025, sendo o único entre 20 índices acionários globais a apresentar perdas.

A virada no desempenho do índice argentino coincidiu com o declínio da confiança dos investidores no presidente da Argentina, Javier Milei, que assumiu o cargo no final de 2023. As reformas promovidas por Milei, baseadas em austeridade, perderam o apoio dos investidores devido à sua baixa popularidade e aos problemas econômicos crescentes no país. Em contrapartida, o mercado brasileiro tem sido beneficiado pelo diferencial de juros entre o Brasil e os EUA, com muitos investidores migrando para o mercado nacional.

No contexto global, o índice Kospi, da Coreia do Sul, lidera o ranking de desempenho, com um aumento de 44,25% desde o início do ano. Em segundo lugar está o IPSA, do Chile, com ganho de 34,23%, seguido pelo Hang Seng, de Hong Kong, que registra um acréscimo de 32,33%. Outros mercados presentes no topo do ranking são o IBEX-35, da Espanha, o IPC do México e o FTSE MIB, da Itália. Enquanto isso, as bolsas americanas, apesar de operarem em níveis históricos, apresentam desempenhos mais modestos em 2025, influenciadas pela política tarifária de Donald Trump e pela desvalorização do dólar.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também