Igreja Anglicana terá primeira líder mulher de sua história; conheça Sarah Mullally
ICARO Media Group TITAN

Sarah Mullally, de 63 anos, foi nomeada como a primeira mulher a liderar a Igreja da Inglaterra e assumir a liderança espiritual dos anglicanos. A ex-enfermeira e mãe de dois filhos substituirá Justin Welby no cargo de arcebispa de Canterbury, tornando-se a 106ª líder da arquidiocese. A decisão foi anunciada pelo governo britânico, com o consentimento formal do rei Charles, que é o governador supremo da Igreja da Inglaterra.
A escolha de Sarah Mullally marca um momento histórico, uma vez que é a primeira vez em 1.400 anos que uma mulher é nomeada para liderar a igreja e representar cerca de 85 milhões de anglicanos ao redor do mundo. A nova arcebispa se torna a líder cerimonial de uma das últimas áreas da vida pública britânica a ser liderada por homens, refletindo mudanças e reformas introduzidas há mais de uma década.
Apesar da nomeação de Mullally representar um avanço significativo, principalmente para as mulheres no campo religioso, sua escolha pode gerar divisões teológicas mais profundas com alguns dos ramos mais conservadores da igreja em países africanos, onde a tradição é mais marcante. A GAFCON, um grupo de igrejas anglicanas conservadoras da África e da Ásia, criticou a escolha, afirmando que a liderança da Cantuária havia "renunciado à sua autoridade de liderança".
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads

