Home
Notícias
Israel anuncia saída do Conselho de Direitos Humanos da ONU
Notícias

Israel anuncia saída do Conselho de Direitos Humanos da ONU

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
06/02/2025 15h08
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Israel oficializou sua retirada do Conselho de Direitos Humanos da ONU, seguindo a decisão dos Estados Unidos. O ministro das Relações Exteriores, Israel Katz, justificou a saída citando um suposto "viés institucional" contra o país. A relatora especial da ONU, Francesca Albanese, manifestou preocupação, classificando a decisão como "extremamente grave".

A relação entre Israel e a ONU tem sido marcada por tensões desde 1948, apesar do papel da organização na criação do Estado judeu. Israel acusa vários órgãos da ONU de parcialidade, especialmente o Conselho de Direitos Humanos, fundado em 2006, que investiga violações de direitos humanos e promove liberdades fundamentais.

A saída de Israel levanta preocupações sobre o agravamento do conflito na Cisjordânia e o impacto na responsabilização internacional por violações de direitos humanos. O país enfrenta acusações de genocídio na Corte Internacional de Justiça, que nega, defendendo suas ações como medidas de segurança. O recente cessar-fogo em Gaza seguiu 16 meses de confrontos com o Hamas.

Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump retirou o país do conselho e suspendeu o financiamento da Agência da ONU para Refugiados Palestinos (UNRWA). A pressão israelense resultou no fechamento dos escritórios da agência em Israel, gerando preocupações sobre o futuro dos refugiados palestinos e os esforços pela criação de um Estado palestino.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky, Threads e Telegram

 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também