Home
Notícias
Lula recebe de Haddad plano de contingência para lidar com tarifaço de Trump
Notícias

Lula recebe de Haddad plano de contingência para lidar com tarifaço de Trump

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
29/07/2025 11h12
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou um plano de contingência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para auxiliar empresas afetadas pelas tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros. Embora as medidas já estejam com o presidente, o foco do governo é buscar uma saída negociada com as autoridades americanas, visando evitar a taxação prevista para entrar em vigor a partir de 1º de agosto.

O plano de contingência, formulado em conjunto pelos Ministérios da Fazenda, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, das Relações Exteriores e pela Casa Civil, está agora sob análise de Lula, que tomará uma decisão caso não haja adiamento por parte dos Estados Unidos. Haddad ressaltou que o cenário futuro ainda é incerto, mas o governo brasileiro mantém o diálogo como prioridade para tentar reverter a medida tarifária.

Apesar de terem apresentado as possibilidades de contingenciamento, o governo reforça que continuará negociando com os Estados Unidos. As autoridades brasileiras estão mantendo diálogos reservados com o governo americano, buscando evitar medidas unilaterais e permanecendo abertas à negociação independentemente da decisão que os EUA venham a tomar. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, está em contato contínuo com as autoridades americanas para buscar soluções diplomáticas.

Haddad salientou que, embora o plano de contingência tenha sido entregue e o presidente tenha ciência dos possíveis cenários, nenhuma decisão foi tomada ainda, aguardando-se a posição dos Estados Unidos em relação à implementação das tarifas. O Brasil reforça que não abandonará a mesa de negociações e seguirá empenhado em encontrar soluções dialogadas para evitar prejuízos às empresas nacionais.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também