Home
Notícias
Ministro Barroso oficializa aposentadoria e se despede do STF na sexta-feira
Notícias

Ministro Barroso oficializa aposentadoria e se despede do STF na sexta-feira

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
14/10/2025 10h29
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), formalizou nesta segunda-feira (13) sua decisão de se aposentar antecipadamente a partir do próximo sábado, dia 18 de outubro. Isso abre uma vaga na Corte para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que terá a oportunidade de fazer sua terceira nomeação desde que assumiu o cargo, em 2023.

Barroso encerrará suas atividades no STF na próxima sexta-feira, quando concluirá os últimos ajustes em processos pendentes e preparará votos em casos em que pediu mais tempo para análise. Conforme revelado pela CNN Brasil, o ministro considera votar favoravelmente à descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação como seu "ato final" na Corte.

Durante seu discurso de despedida na última quinta-feira, Barroso antecipou que aquela seria sua última sessão plenária. Sua saída antecipada ocorre quando ainda poderia permanecer no STF até 2033, quando atingiria o limite de 75 anos para a aposentadoria compulsória. No entanto, ele ressaltou que a vida é feita de ciclos e decidiu adiantar sua partida.

Atualmente, o nome mais cotado para ocupar a vaga deixada por Barroso é o do ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, indicado pelo presidente Lula. Outro nome que também está na corrida é o do senador Rodrigo Pacheco, do PSD-MG. Barroso, durante sua despedida, mencionou o peso que a função de ministro do STF trouxe para seus familiares e destacou a importância de dedicar mais tempo à vida pessoal, à espiritualidade e à literatura.

Com uma trajetória de 12 anos na Suprema Corte, Barroso deixa seu legado e seu acervo processual, que inclui casos da Operação Lava-Jato, para seu sucessor, que será responsável por dar continuidade ao seu trabalho. Aposentando-se com 67 anos, o ministro encerra um ciclo marcado por desafios e conquistas, mas demonstra sair com tranquilidade e consciência do dever cumprido.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também