Home
Notícias
Polícia Federal prende "Careca do INSS" em operação contra fraudes em aposentadorias
Notícias

Polícia Federal prende "Careca do INSS" em operação contra fraudes em aposentadorias

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
12/09/2025 11h21
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16603582/original/open-uri20250912-124-1riruep?1757676505
©Reprodução/Polícia Federal
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

A Polícia Federal realizou nesta sexta-feira a prisão dos empresários Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS", e Maurício Camisotti, por suspeita de participação em fraudes envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação, que faz parte da Operação Sem Desconto, teve dois mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos estados de São Paulo e no Distrito Federal.

Segundo as investigações, os empresários são acusados de dificultar investigações, dissipar e ocultar patrimônio, bem como obstruir a apuração dos crimes. Antunes, detido em Brasília, é apontado por movimentar cerca de R$ 9,3 milhões em repasses a indivíduos ligados a servidores do INSS entre 2023 e 2024. Já Camisotti foi preso em São Paulo, e a defesa alega não haver motivos para sua detenção.

Além das prisões, a PF cumpriu mandados de busca na residência e no escritório do advogado Nelson Willians, suspeito de realizar transações financeiras com Camisotti e associações envolvidas no esquema de descontos indevidos do INSS. Durante a operação, foram apreendidos bens como réplicas de quadros, armas e um carro de Fórmula 1.

As investigações apontam que sindicatos e associações descontaram ilegalmente valores de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024, causando um prejuízo estimado em mais de R$ 6 bilhões. A PF destaca que empresas relacionadas ao "Careca do INSS" atuavam como intermediárias financeiras das associações suspeitas, recebendo recursos desviados e repassando-os a pessoas vinculadas às entidades ou ao INSS. Antunes e Camisotti são considerados operadores do esquema de desvio de verbas de beneficiários do INSS.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também