Home
Notícias
Presa na Itália, Carla Zambelli aguarda decisão sobre extradição
Notícias

Presa na Itália, Carla Zambelli aguarda decisão sobre extradição

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
30/07/2025 11h49
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

A deputada federal brasileira Carla Zambelli (PL-SP) foi presa em Roma nesta terça-feira (29/7). Ela foi encaminhada para uma delegacia onde aguardará a decisão da Justiça italiana em relação à sua possível extradição para o Brasil. De acordo com fontes da Polícia Federal do Brasil, a Justiça italiana terá um prazo de 48 horas para decidir se mantém Zambelli presa no país, se a liberta ou se a extradita para cumprir pena no Brasil, conforme solicitado pelo governo brasileiro.

Zambelli estava foragida do Brasil por quase dois meses e sua prisão na Itália nesta terça-feira foi resultado de uma ordem de prisão emitida pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), em junho. A decisão de Moraes incluiu a perda do mandato parlamentar de Zambelli, com comunicação imediata ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), conforme determina a Constituição.

A deputada havia sido condenada por unanimidade pela Primeira Turma do STF a dez anos de prisão e à perda do mandato parlamentar em maio, por crimes de invasão ao sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e falsidade ideológica. Agora, aguarda-se a decisão das autoridades italianas sobre a possível extradição de Zambelli, levando em consideração fatores como sua cidadania italiana e a possibilidade de a defesa alegar perseguição política no Brasil.

Especialistas explicam que o processo de extradição inicia com o ministro da Justiça da Itália, seguido pelo Judiciário italiano para uma análise mais aprofundada. A defesa de Zambelli pode alegar perseguição política, especialmente por seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, o que torna o processo mais rigoroso e pode influenciar na decisão final das autoridades italianas.

Ainda que Zambelli tenha cidadania italiana, o tratado de extradição entre Brasil e Itália prevalece sobre sua opção de cumprir pena na Itália. Caso a extradição seja autorizada, a defesa da deputada ainda poderá recorrer à Corte de Cassação, a instância judicial mais alta do país. O processo de extradição pode levar de 4 a 12 meses para ser concluído, podendo se estender em caso de recursos ou disputas legais.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também