Home
Notícias
Putin admite que mísseis russos derrubaram avião da Embraer no Cazaquistão
Notícias

Putin admite que mísseis russos derrubaram avião da Embraer no Cazaquistão

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
09/10/2025 17h48
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, admitiu publicamente que dois mísseis russos foram detonados ao lado de um avião da Azerbaijan Airlines, fabricado pela Embraer, causando a morte de 38 pessoas. O incidente ocorreu no ano passado, depois que drones ucranianos violaram o espaço aéreo russo, resultando no trágico acidente durante o voo J2-8243, que seguia de Baku para Grozny, na Chechênia, e caiu perto de Aktau, no Cazaquistão, em 25 de dezembro.

Durante uma reunião bilateral no Tadjiquistão, Putin se desculpou pelo ocorrido e comprometeu-se a fornecer indenizações às famílias afetadas. O líder russo informou ao presidente azerbaijano, Ilham Aliyev, que os mísseis de defesa aérea russos foram detonados a curta distância da aeronave, alegando que os danos foram causados principalmente pelos destroços dos mísseis, não pelas ogivas em si.

Após o acidente, o avião conseguiu percorrer mais 450km danificado pelo Mar Cáspio, e Putin afirmou que a investigação sobre as verdadeiras causas do acidente continuará. O presidente azerbaijano expressou sua frustração com as reações iniciais de Moscou, acusando-as de tentar encobrir a causa do incidente. No entanto, agradeceu a Putin por acompanhar pessoalmente o progresso da investigação do acidente.

Em fevereiro, um relatório preliminar do governo do Cazaquistão revelou que a aeronave apresentava danos externos e múltiplos furos na fuselagem. Putin ressaltou que será necessário mais tempo para uma investigação completa das circunstâncias que levaram à queda do avião da Embraer, reafirmando o compromisso de realizar uma avaliação objetiva de todos os fatos ocorridos.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também