Trump cogita tarifa de 10% a países que se alinharem a políticas dos Brics

ICARO Media Group TITAN






Os Estados Unidos estão se preparando para impor tarifas a parceiros comerciais que não tenham alcançado acordos até 1º de agosto. A declaração foi feita pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent, no último domingo, 6 de julho. De acordo com Bessent, as tarifas serão elevadas aos níveis anunciados por Donald Trump em 2 de abril, antes de serem suspensas para permitir negociações. O prazo para o fechamento de acordos foi estabelecido até 9 de julho.
Bessent reiterou informações divulgadas por Trump na sexta-feira, onde foi mencionado um novo prazo para a imposição das tarifas alfandegárias. O presidente dos Estados Unidos ameaçou aplicar uma tarifa adicional de 10% a países que se "alinhem" com os Brics, grupo que expressou preocupações com o aumento de tarifas "unilaterais". Trump afirmou que as cartas informativas sobre as tarifas que serão impostas ou sobre os acordos alcançados começarão a ser enviadas nesta segunda-feira, 7 de julho.
O presidente Trump destacou que assinou cerca de uma dúzia de cartas para informar os países sobre os aumentos das taxas e expressou confiança de que a maioria estará pronta até o prazo estabelecido. O secretário de Comércio americano, Howard Lutnick, confirmou que as tarifas entrarão em vigor em 1º de agosto, enquanto Trump estabelece as taxas e os acordos. O Brics, grupo de 11 países do Sul Global, manifestou sua postura em defesa do multilateralismo, sem fazer menção direta aos Estados Unidos. O Brasil assumiu a presidência do bloco em 1º de janeiro de 2025 e divulgou a "Declaração do Rio de Janeiro" como parte dos compromissos do grupo.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky e Threads .


