Trump faz nova defesa a Bolsonaro e repete "caça às bruxas"
ICARO Media Group TITAN

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou sua rede social Truth Social para fazer uma nova postagem em defesa do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Em um comentário repostado na noite de terça-feira (8), Trump pediu para "deixarem o grande ex-presidente do Brasil em paz", fazendo referência aos processos judiciais enfrentados por Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Supremo Tribunal Federal (STF).
Bolsonaro está atualmente inelegível por decisão do TSE e é alvo de uma ação penal no STF, sendo investigado por supostamente planejar um golpe nas eleições de 2022. Caso seja condenado, as penas previstas podem ultrapassar 40 anos de prisão. Trump comparou a situação de Bolsonaro com as adversidades políticas que ele próprio enfrentou nos Estados Unidos, afirmando que se trata de um ataque a um oponente político.
Em sua postagem, Trump ressaltou que o povo brasileiro não vai tolerar o que está ocorrendo com seu ex-presidente e afirmou estar acompanhando de perto a situação. Ainda na publicação, Trump defendeu que o julgamento de Bolsonaro deveria ser feito nas urnas, por meio do voto popular. Suas declarações geraram reações no cenário político nacional, com o presidente Lula e a ministra Gleisi Hoffmann rebatendo a interferência externa nos assuntos internos do Brasil.
Ministros do STF afirmaram que a pressão de Trump não resultará em interferências no processo judicial brasileiro, garantindo a continuidade do julgamento de Bolsonaro. A expectativa é de que o ex-presidente seja julgado entre agosto e setembro deste ano. Bolsonaro, durante seu mandato, protagonizou diversas declarações e ações polêmicas, tendo seu governo marcado por atritos com os demais Poderes, além de colocar em dúvida a realização das eleições de 2022.