HYBE se torna a principal empresa de entretenimento investigada por suposta fraude fiscal
Recreio

Após ser alvo de uma operação de busca e apreensão realizada pela Unidade de Investigação de Crimes Financeiros da Agência de Polícia Metropolitana de Seul, o conglomerado HYBE foi surpreendido com uma nova visita sem aviso prévio das autoridades nesta terça-feira, 29.
Segundo informações repercutidas pelo portal Koreaboo, o Serviço Nacional de Impostos deu início a uma nova investigação sob supostos 27 sonegadores que teriam manipulado o mercado de ações para conseguir lucros financeiros de maneira ilícita, com a HYBE permanecendo em primeiro lugar entre os alvos do setor de entretenimento da averiguação.
Dessa forma, com o início da nova investigação, o Departamento de Investigação 4 do Serviço Nacional de Impostos de Seul teria enviado investigadores para a sede do conglomerado em Yongsan sem aviso prévio.
Vale lembrar que a investigação fiscal contra a HYBE já acontece há cerca de três anos, quando o Bureau 1 deu início a uma auditoria fiscal regular, descobrindo bilhões em impostos atrasados. Além disso, atualmente, o presidente do conglomerado, Bang Si Hyuk, também enfrenta uma investigação simultaneamente, sob direção polícia e do Ministério Público.
De acordo com a Comissão de Serviços Financeiros (FSC), Si Hyuk teria agido de má-fé ao informar aos investidores que não havia planos para tornar a HYBE uma empresa de capital aberto, além de também ter facilitado a venda dessas ações a um fundo de investimentos ligado a um conhecido, onde, por contrato, receberia 30% dos lucros. Esse acordo, que teria rendido a ele cerca de 400 bilhões de wons (cerca de 290 milhões de dólares), não foi declarado nos documentos oficiais da empresa.
Em nota, a HYBE afirmou que está colaborando com as investigações, e que todas as movimentações financeiras foram feitas de dentro da legislação e regulamentação impostas pelo país.
“Estamos cooperando ativamente com as autoridades financeiras e policiais, enviando explicações detalhadas e documentos relevantes. Embora o processo possa levar algum tempo, pretendemos demonstrar claramente que nosso IPO foi conduzido em total conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis”, escreveu o conglomerado em pronunciamento.
O post HYBE se torna a principal empresa de entretenimento investigada por suposta fraude fiscal apareceu primeiro em Recreio.
