Home
Notícias
Bebê mais prematuro do mundo comemora 1 ano após nascer com apenas 280g
Notícias

Bebê mais prematuro do mundo comemora 1 ano após nascer com apenas 280g

publisherLogo
TNH1
26/07/2025 23h29
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16569468/original/open-uri20250726-36-15tlni5?1753572903
©Reprodução/Redes Sociais
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nash Keen entrou para o livro dos recordes, o Guinness Book of World Records, no dia 5 de julho de 2024, depois de nascer com apenas 21 semanas de gestação (cerca de 5 meses) e pesando 280 gramas, em Iowa (EUA). Ele é considerado o bebê "mais prematuro do mundo". 

Apelidado carinhosamente de Nash Potato, o bebê passou seis meses internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Infantil da Universidade de Iowa Health Care. Após meses de cuidados e tratamentos de saúde, Mollie e Randall Keen comemoraram o primeiro ano de vida do bebê.

Eles descrevem o filho como "determinado, curioso e o bebê mais feliz que você conhecerá". "Sinceramente, parece surreal. Há um ano, não tínhamos certeza de como seria o futuro, e agora comemoramos o primeiro aniversário dele", contou Mollie em entrevista ao Guinness. 

"É emocionante de muitas maneiras: orgulho, gratidão e até um pouco de tristeza por quão diferente a jornada dele foi. Mas, acima de tudo, parece uma vitória", completou.

A festinha de aniversário de Nash Potato contou com a presença de amigos próximos e familiares em sua cidade natal, Ankeny, no Iowa. Para a ocasião especial, ele ganhou autorização dos médicos para experimentar seu bolo com chantilly. 

A neonatologista Amy Stanford, que cuidou do bebê ao longo do ano, explicou ao Guinness que o maior risco em partos prematuros ocorre nas horas e dias após o nascimento da criança. 

"Cuidar de um bebê nascido com 21 semanas é muito diferente dos casos típicos de prematuros. Bebês nascidos tão precocemente requerem cuidados altamente especializados, vigilância constante e monitoramento frequente – cada hora pode fazer a diferença", disse. 

A equipe médica foi incansável no trabalho de recuperação de Nash, mas Mollie revelou que foi uma "espera dolorosa" para ela e o marido.

"Ele era tão pequeno que eu mal conseguia sentir no meu peito. Ele estava coberto de fios e monitores, e eu estava muito nervosa. Mas no momento em que ele foi colocado no meu peito, todo o meu nervosismo desapareceu. Esperei tanto por aquele contato pele a pele – três semanas, para ser exata – e senti puro alívio e amor ao mesmo tempo", contou.

Nash Potato ficou na UTI por seis meses. Em janeiro de 2025, ele foi liberado para voltar para casa e se tornou uma celebridade local. "Nunca pretendemos ser os holofotes, isso não é da nossa natureza. Mas compartilhar a história de Nash foi importante. Queríamos dar esperança a outras famílias que enfrentam dificuldades médicas e mostrar o que é possível mesmo nas circunstâncias mais incertas", concluiu Mollie.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também