Conheça 5 alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico
Bons Fluidos

O sistema imunológico é um conjunto complexo e dinâmico de células e moléculas existentes no corpo humano, que interagem entre si e têm como objetivo comum enfrentar ameaças internas e externas, garantindo a defesa de nosso organismo.
Esse sistema elimina toxinas, identifica e combate vírus, bactérias, parasitas, micróbios e fungos invasores, e ainda cria anticorpos para evitar a possibilidade de novas invasões. Em síntese, funciona como um escudo de proteção à nossa saúde.
Com a chegada do verão, a tendência é irmos com mais frequência a lugares com aglomeração de pessoas, ficarmos mais expostos ao calor e a ambientes fechados com ar-condicionado, e cometermos excessos em relação à comida e bebida. Portanto, nossa imunidade corre mais riscos e precisa ser fortalecida.
“O sistema imunológico funciona como uma barreira que protege o corpo humano de diversos causadores de doenças e precisa estar sempre atuando plenamente. A alimentação é um aliado importante nessa manutenção, fornecendo nutrientes-chave, como vitaminas, ácido fólico e Ômega 3, que ajudam as células de defesa a cumprirem sua missão”, destaca a nutricionista Giselli Prucoli, da MedSênior.
Os top 5 alimentos aliados do sistema imunológico
1. Vegetais verde-escuros: Brócolis, couve e espinafre possuem ácido fólico, nutriente que auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.
2. Castanhas, nozes e amêndoas: São ricas em vitamina E, zinco e selênio, que ajudam no combate à baixa imunidade e aos radicais livres.
3. Frutas cítricas: Laranja, acerola, kiwi, limão, abacaxi, caju, morango e tangerina são algumas das frutas cítricas ricas em vitamina C, antioxidante que fortalece o sistema imunológico.
4. Alho: O vegetal, muito utilizado no tempero de refeições, possui vitaminas A, C e E, tornando-se um aliado no reforço à imunidade.
5. Alimentos ricos em ômega-3: Peixe e azeite, com grande concentração de ômega-3, têm grande poder anti-inflamatório e são essenciais para a manutenção do sistema imunológico.
*Fonte: Assessoria de Imprensa | MedSênior
Leia também: O que é fadiga emocional e como ela afeta a imunidade, sono e humor?