Home
Tecnologia
Orcas oferecem comida aos humanos para socializar, sugere estudo
Tecnologia

Orcas oferecem comida aos humanos para socializar, sugere estudo

publisherLogo
Aventuras Na História
02/07/2025 15h08
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16553556/original/open-uri20250702-35-j2l8o6?1751471710
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um novo estudo sugere que a curiosidade das orcas (Orcinus orca) pode levá-las a se aproximar intencionalmente de seres humanos e até a tentar facilitar a interação oferecendo alimentos. Esse comportamento já havia sido observado entre membros da mesma espécie, como forma de fortalecer laços sociais, mas agora, pesquisadores apontam que essas ações podem também refletir o interesse das orcas em estabelecer relações com humanos.

"As orcas costumam compartilhar comida umas com as outras. Trata-se de uma atividade pró-social, e uma forma de construir relacionamentos", explica Jared Towers, diretor da organização canadense Bay Cetology e autor principal do projeto, segundo o portal Galileu. "O fato de elas também compartilharem com humanos pode demonstrar seu interesse em se relacionar conosco também".

O estudo foi conduzido em colaboração com Vanessa Prigollini, da Associação de Educação Marinha do México, e Ingrid Visser, do Orca Research Trust, da Nova Zelândia. Os resultados foram publicados no periódico Journal of Comparative Psychology.

A ideia para a pesquisa surgiu em 2015, quando Towers vivenciou uma interação incomum com orcas em Alert Bay, no Canadá. Duas irmãs orcas, Akela e Quiver, aproximaram-se dele trazendo aves marinhas mortas. "Elas abriram as mandíbulas para soltar as aves, como se as estivessem oferecendo", contou. Em 2018, um episódio semelhante ocorreu, com uma orca oferecendo um filhote de foca.

O estudo

Ao longo do estudo, foram analisadas 34 interações documentadas entre orcas e humanos nas últimas duas décadas. Desses encontros, 11 ocorreram com pessoas na água, 21 a bordo de embarcações e dois na costa. Todos os registros precisaram de documentação em vídeo ou fotografia, além de atender a critérios rigorosos: a aproximação do animal deveria ser voluntária e incluir uma "entrega" clara e intencional de alimento.

As orcas envolvidas variavam em idade e sexo, mas quase todas pareciam esperar uma resposta dos humanos, repetindo, em alguns casos, a tentativa de oferta. Os itens entregues incluíam peixes, mamíferos, aves, invertebrados, répteis e até algas.

Segundo os autores, oferecer alimentos pode permitir às orcas explorar, brincar, praticar comportamentos culturais e testar formas de conexão com humanos. A pesquisa sugere que esses registros podem representar as primeiras descrições detalhadas de animais selvagens exibindo comportamentos geralmente associados a animais de estimação.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também