Asteroide de 67 metros se aproximará da Terra na próxima segunda-feira

ICARO Media Group TITAN








A Nasa, agência espacial americana, está monitorando de perto a rota de aproximação de um asteroide de 67 metros de diâmetro em direção à Terra. O 2025 OW, como foi identificado, passará "perto" do nosso planeta na próxima segunda-feira (28/7). Segundo a agência espacial norte-americana, a projeção indica que o corpo celeste estará a uma distância de aproximadamente 632 mil quilômetros.
Esse asteroide, que se desloca a uma velocidade de 75.639 km/h, chama a atenção não apenas pelo seu tamanho considerável, equivalente a um prédio com mais de 20 andares, mas também pela proximidade com a qual irá passar da Terra. Astrônomos classificam o evento como de "quase colisão", ainda que os cientistas afirmem que encontros entre a Terra e asteroides sejam mais comuns do que se imagina.
Apesar das preocupações levantadas pelo monitoramento do 2025 OW, os especialistas da Nasa tranquilizam ao afirmar que o asteroide provavelmente causaria danos estruturais leves caso atingisse alguma zona urbana. Diferente daquilo que ocorreu há milhões de anos, quando um objeto astronômico levou à extinção dos dinossauros, a provável colisão com o 2025 OW não acarretaria efeitos catastróficos.
Como parte dos esforços para manter a segurança do planeta diante de possíveis ameaças cósmicas, cientistas têm trabalhado no desenvolvimento de técnicas para desviar ou destruir objetos que representem riscos. A missão Dart, por exemplo, colidiu uma nave propositalmente contra o asteroide Dimorphos, modificando sua órbita. No entanto, os pesquisadores alertam para a necessidade de considerar fatores dinâmicos desconhecidos durante tais missões.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads.



