IPVA: quanto custa o imposto de um carro?
Tecmundo

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto anual cobrados a milhões de proprietários de veículos no Brasil. Só no estado de São Paulo, a expectativa de arrecadação com o imposto em 2025 é de impressionantes R$ 30,4 bilhões, envolvendo cerca de 19 milhões de veículos tributáveis.
Os recursos do IPVA são distribuídos entre estados (40%), municípios (40%) e a União (20% para o Fundeb), ajudando a financiar serviços públicos essenciais, como educação básica, saúde e infraestrutura.
Se você deseja entender melhor como o valor do IPVA é calculado, quem paga o imposto em casos de compra de veículos usados ou quais veículos estão isentos, este artigo foi feito para você! Confira.
Como saber o valor do IPVA de um carro?
O valor do IPVA de um carro é calculado com base na alíquota do imposto e no valor venal do veículo, que é determinado pelas Secretarias da Fazenda estaduais usando a Tabela Fipe. Os dados tabelados refletem o preço médio do automóvel no mercado.
A alíquota do IPVA varia de estado para estado, podendo ficar entre 1% e 4%, conforme a legislação local. Além disso, as datas e condições de pagamento do imposto também são definidas individualmente por cada estado.
Para consultar se o IPVA e outros débitos estão regularizados, basta acessar o portal do Detran do estado onde o veículo foi emplacado. Com a placa do carro e o número do RENAVAM em mãos, você pode verificar se há valores pendentes ou restrições que possam impactar a transferência ou o uso do veículo.
Esse tipo de pesquisa evitar surpresas e garante que a compra seja segura, principalmente porque débitos como o IPVA podem impedir o licenciamento do carro e, consequentemente, a circulação do automóvel.
Qual o ano do veículo que não paga IPVA em 2025?
A isenção do IPVA em 2025 depende das regras específicas de cada estado brasileiro, que levam em conta fatores como a idade do veículo e a categoria do proprietário. Em São Paulo, por exemplo, carros fabricados até 2005 (com 20 anos ou mais de fabricação) já estão livres do imposto.
Estados como Ceará e Goiás concedem isenção para veículos com 15 anos ou mais (anteriores a 2011), enquanto no Rio Grande do Norte e Roraima a isenção é aplicada a automóveis com 10 anos de uso (anteriores a 2016).
Em Santa Catarina, as regras são mais restritivas, beneficiando apenas veículos com 30 anos ou mais de fabricação (veículos anteriores a 1995). Por outro lado, estados como Pernambuco não têm critérios de isenção baseados na idade.
Taxistas, pessoas com deficiência (PCD), veículos oficiais e até automóveis híbridos ou elétricos podem ter direito à isenção do IPVA em algumas regiões do Brasil. Para confirmar se um veículo está isento, é recomendável consultar a Secretaria da Fazenda ou o Detran do estado onde ele foi registrado.
E se você tem interesse em saber mais sobre isenção de impostos para veículos, especialmente no caso de carros PCD, confira aqui o artigo em que explicamos como funciona essa regra e quem tem direito a solicitar isenção de imposto anual. Até a próxima!
