Após os 50 anos, essas fontes de proteínas devem fazer parte da dieta
Bons Fluidos

Com o avanço da idade, é comum ocorrer a perda de massa e força muscular. Estudos indicam que esse processo se inicia aos 40 anos, levando à perda de ao menos 8% a cada década, o que pode agravar problemas de saúde crônicos. De acordo com especialistas, investir em uma dieta rica em proteína ajuda a reduzir esse fenômeno e a cuidar da saúde. E, após os 50 anos, três fontes tornam-se potencialmente benéficas. Confira:
Alimentos ricos em proteína
Em entrevista ao ‘La Nación’, a nutricionista Milagros Sympson apontou o iogurte como o principal alimento que deve estar incluído na dieta. Isso porque a opção, presente no cardápio humano há mais de quatro mil anos, contém desde vitaminas até gorduras saudáveis e minerais, como cálcio, potássio e fósforo.
Entretanto, ele se destaca pelas proteínas, que possuem altos níveis de aminoácidos, responsáveis por contribuir para o crescimento muscular e para a manutenção dos tecidos. “100 gramas de iogurte natural integral fornecem cerca de quatro gramas desse nutriente. Em dietas com restrição calórica, ele ajuda a aumentar a sensação de saciedade, o que pode favorecer o controle do peso”, explicou.
Segundo profissionais, outro alimento importante, principalmente para quem busca um regime sustentável, são as microalgas. Estima-se que até 70% do seu peso seco seja composto por proteínas de alta qualidade. Além disso, as plantas apresentam ômega-3, substância que favorece a saúde cognitiva e ocular.
Por fim, eles indicam consumir frequentemente uma das fontes de proteínas mais acessíveis: o ovo. Esse alimento, sempre presente nas geladeiras, contém os nove tipos de nutrientes que o corpo não consegue produzir, mas precisa para manter os músculos.
Qual é a importância das proteínas para o organismo?
Presentes em quase todos os alimentos e envolvidas em inúmeras funções do nosso organismo, as proteínas são verdadeiros pilares da saúde. Elas atuam desde a formação dos músculos até a produção de hormônios, participam da defesa do corpo, equilibram o sistema nervoso e ainda contribuem para a beleza da pele, dos cabelos e das unhas. Confira a matéria completa.
