Com a campanha Ciclo Clean, Pantys quer impactar mais de 12 milhões de pessoas em sua jornada menstrual
Bons Fluidos

De olho nas transformações do universo do bem-estar, a Pantys, primeira marca de calcinhas absorventes da América Latina e única clinicamente testada do mundo, lança a campanha Ciclo Clean, um movimento para repensar a relação com o ciclo menstrual. A iniciativa tem como objetivo destacar a importância de escolher produtos sem plásticos, toxinas ou resíduos químicos, que afetam tanto a saúde íntima quanto o meio ambiente.
Impacto no planeta
O impacto dos descartáveis é alarmante: um único absorvente pode conter até 90% de plástico. Ao longo da vida, uma pessoa que menstrua utiliza, em média, mais de 15 mil produtos descartáveis, que levam séculos para se decompor. Além da poluição, estudos já identificaram pesticidas, dioxinas e fragrâncias sintéticas em absorventes comuns. Substâncias capazes de causar irritações, desequilíbrios no microbioma vaginal e alterações hormonais.
De acordo com a Pesticide Action Network UK, da Women’s Environmental Network e da Pesticide Collaboration também detectaram níveis mensuráveis de ftalatos, fenóis e parabenos nesses produtos. Todos são classificados como disruptores endócrinos. Eles apontam para uma via importante de exposição a químicos que podem impactar a saúde reprodutiva e aumentar riscos mais sérios à saúde.
Novo projeto
Inspirada pelo conceito do clean beauty, a Pantys propõe um novo olhar: o Ciclo Clean. Cada menstruação com Pantys significa menos resíduos descartados, mais saúde íntima e um futuro mais sustentável. “Assim como o clean beauty revolucionou o universo da beleza, o Ciclo Clean é um convite para repensar o cuidado íntimo de forma mais limpa, saudável e sustentável. Um movimento que une autocuidado, responsabilidade e consciência em cada escolha”, completa Emily Ewell, cofundadora e CEO da Pantys.
Mais do que uma campanha institucional, o Ciclo Clean nasce como um movimento vivo no ambiente digital, com foco em educação e mobilização do público. A Pantys investe em uma estratégia de conteúdo multiplataforma, redes sociais, site, newsletters e parcerias com influenciadores. Isso tudo para gerar diálogos reais e acessíveis sobre saúde íntima, sustentabilidade e autocuidado buscando impactar mais de 12 milhões de pessoas.
Objetivos da campanha
A campanha convida as pessoas a refletirem sobre o impacto dos descartáveis, compartilhar suas experiências e multiplicar conhecimento. O objetivo é criar uma comunidade engajada, informada e empoderada para fazer escolhas mais conscientes, tanto para o próprio corpo quanto para o planeta.
Os números reforçam a urgência da mudança. Só em 2024, a Pantys evitou o descarte de 2 bilhões de absorventes descartáveis, reduziu 50 milhões de kg de lixo, compensou 3.704 toneladas de CO₂ e reciclou quase 1 tonelada de plástico. Além disso, com o programa Pantys Circular, calcinhas usadas são transformadas em energia elétrica, uma prova de que inovação e impacto positivo caminham juntos.
A atuação da Pantys vai além do ciclo menstrual. Com foco em inovação, a marca expandiu seu portfólio para coletores menstruais, sabonetes íntimos, pijamas e produtos para homens trans, que já representam 14% do faturamento. A previsão é crescer 27% em 2025, reafirmando seu compromisso com inclusão, diversidade e transformação cultural. Mais do que uma campanha, o Ciclo Clean é um convite para mudar padrões, romper tabus e enxergar o ciclo menstrual de forma mais saudável, limpa e consciente. Porque cuidar de si mesma é também cuidar do planeta.
Sobre a Pantys
Pantys, marca pioneira que promete quebrar definitivamente os tabus relacionados à menstruação, transformando, ressignificando e trazendo novas opções sustentáveis para o mercado. A marca apresenta o conceito de calcinhas, cuecas e sutiãs absorventes, em um mix de tecnologia, modernidade, design, saúde e sustentabilidade. Além de única marca de calcinhas absorventes clinicamente testada no mundo, a Pantys tornou-se a primeira marca de moda brasileira a adotar a etiqueta carbono neutro em suas peças. Ela mede, reduz e compensa as emissões de carbono que produz durante a confecção.
*Fonte: Index Conectada – Public Relations