Home
Estilo de Vida
Final feliz: após jornada difícil, menina com Síndrome de Down é adotada por pai solteiro
Estilo de Vida

Final feliz: após jornada difícil, menina com Síndrome de Down é adotada por pai solteiro

publisherLogo
Bons Fluidos
30/06/2025 21h03
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16552276/original/open-uri20250630-35-17is61d?1751317804
© Reprodução/Instagram
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A pequena Alba veio ao mundo cercada de desafios. Abandonada pela família biológica ao nascer e recusada por cerca de 20 famílias, a garotinha diagnosticada com Síndrome de Down viu sua vida mudar quando cruzou seu caminho com o italiano Luca Trapanese

Coração preparado para amar

Desde os 14 anos, Luca atuava como voluntário com pessoas com deficiência. Sua vocação surgiu após acompanhar de perto a batalha de um amigo com câncer terminal. A partir de então, ele passou a dedicar sua vida a causas sociais e, por um período, cogitou seguir a vida religiosa. Mas os caminhos o levaram a algo transformador: a paternidade.

“Sinto que tenho o conhecimento, a experiência e o carinho necessários para cuidar dela”, disse, em suas redes sociais, onde compartilha momentos de ternura com a filha.

Conexão imediata

Em julho de 2017, Luca conheceu Alba, que tinha menos de um mês de vida. “Quando a segurei, me enchi de alegria e senti que ela era a minha filha”, contou, em entrevista à BBC. Na época, ele havia se inscrito como candidato para adotar crianças com deficiências ou doenças graves – perfis geralmente rejeitados por famílias tradicionais. Foi assim que encontrou Alba, uma bebê com Síndrome de Down que, até então, não havia encontrado ninguém disposto a acolhê-la.

Para Luca, a conexão foi imediata. Alba não apenas passou a fazer parte da sua vida, como a transformou completamente. “Ela me trouxe felicidade e uma sensação de plenitude”, contou.

Lar com afeto e presença

Luca, que é um homem solteiro e homossexual, enfrentou barreiras e preconceitos durante o processo de adoção. E sua dedicação e trajetória pessoal mostraram às autoridades italianas que ele estava pronto para ser pai.

Desde então, ele tem sido inspiração para milhares de pessoas ao redor do mundo, mostrando que o amor não tem forma, gênero ou estrutura tradicional. O que realmente importa é a entrega, cuidado e vontade de acolher.

Amor que transforma

A história de Luca e Alba ganhou ainda mais visibilidade com o lançamento do livro “Nata per te” (Nascida para você, em tradução livre). Na obra, ele compartilha com delicadeza os aprendizados, desafios e beleza dessa jornada. Hoje, Alba é uma criança alegre, cheia de personalidade e apaixonada por dança. Ao lado do pai, vive cercada de carinho, brincadeiras e momentos registrados nas redes sociais com leveza e autenticidade.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também