Home
Estilo de Vida
Maio Roxo: veja como identificar as principais doenças inflamatórias intestinais
Estilo de Vida

Maio Roxo: veja como identificar as principais doenças inflamatórias intestinais

publisherLogo
Bons Fluidos
25/05/2024 14h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16228829/original/open-uri20240525-18-z52o3v?1716646222
© Canva Pro/Prostock-studio
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Você sabia que maio é o mês de conscientização de doenças inflamatórias intestinais (DIIs), também conhecido como Maio Roxo? Abaixo, você confere quais são algumas delas, os sintomas e tratamentos.

Doença de Chron

As informações que você verá a partir de agora são do portal do Hospital Israelita Albert Einstein

Doença de Chron é uma doença inflamatória que atua em partes do intestino. Primeiramente, os sintomas são dores e cólicas abdominais, diarreia persistente, perda de peso e presença de sangue nas fezes. Em seguida, eles pioram e transformam-se em anemia e desnutrição, cansaço generalizado, náusea, perda de apetite, lesões oculares e na pele, formação de abcessos no intestino, obstrução de cólon, cálculo renal, artrite e febre.

Retocolite ulcerativa

Também conhecida como colite ulcerativa, ela afeta a mucosa do cólon, o intestino grosso e o reto. Os sintomas variam entre diarreia com sangue, desejo urgente de evacuar, dor abdominal, odor forte e febre.

Diverticulite

Resumidamente, esta condição médica atinge os divertículos, inflamando ou infectando as pequenas bolsas que podem se formar nas paredes do intestino grosso. Comumente, as pessoas costumam sentir dor abdominal, febre, calafrios, mudanças nos hábitos intestinais e sensibilidade abdominal.

Síndrome do intestino irritável

Quando diarreia e constipação aparecem com frequência, pode ser que a pessoa tenha adquirido a síndrome do intestino irritável. Esta doença afeta entre 10% e 20% da população e costuma aparecer mais em mulheres.

Diagnóstico e tratamento

Se sentir algum desses sintomas, vá ao médico e não se medique. Ele será o melhor profissional para avaliar seus sintomas e te passar o melhor tratamento. Vale lembrar que as DIIs não têm cura, mas podem ser tratadas, segundo especialistas ouvidos pela CNN.

Tome cuidado, é importante tratá-las, pois há chance de algumas delas virarem câncer caso o intestino grosso for muito afetado pela inflamação.

 

 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também