Home
Estilo de Vida
Estudo aponta aumento de infartos nas segundas-feiras
Estilo de Vida

Estudo aponta aumento de infartos nas segundas-feiras

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
29/09/2025 14h48
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um estudo realizado pelo Belfast Health and Social Care Trust e Royal College of Surgeons, na Irlanda, revelou que o risco de ataques cardíacos é 13% maior nas segundas-feiras, comparado aos outros dias da semana. A pesquisa analisou dados de mais de 10.000 pacientes locais entre 2013 e 2018, constatando que a segunda-feira é o dia em que mais ocorrem infartos do tipo STEMI, considerado o mais grave devido ao bloqueio total de uma grande artéria coronária.

Uma das possíveis explicações para esse aumento de casos nesse dia específico está relacionada ao retorno ao trabalho após o fim de semana, o que pode gerar níveis elevados de estresse. O cardiologista Jack Laffan, líder da pesquisa, aponta que o ritmo circadiano e a liberação de hormônios circulantes também podem influenciar no aumento de ataques cardíacos e derrames.

No Brasil, estima-se que entre 300 mil e 400 mil casos de infarto agudo do miocárdio ocorram anualmente, sendo a principal causa de morte por doenças cardiovasculares. Dados do SUS apontam um aumento de mais de 25% nas internações por infarto entre 2019 e 2022, totalizando mais de 100 mil internações. O Instituto Nacional de Cardiologia demonstrou um crescimento de aproximadamente 158% nas internações por infarto em homens e 157% nas mulheres entre 2008 e 2022.

Com essas informações preocupantes, é crucial conscientizar a população sobre a importância da prevenção das doenças cardiovasculares, principalmente no dia 29 de setembro, quando é celebrado o Dia do Coração. Manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos e acompanhamento médico periódico, pode auxiliar na redução dos riscos de infarto e outras complicações relacionadas ao coração.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também