Home
Notícias
Conheça a 'sala das lágrimas', um dos locais mais íntimos do Vaticano
Notícias

Conheça a 'sala das lágrimas', um dos locais mais íntimos do Vaticano

publisherLogo
Aventuras Na História
07/05/2025 19h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16521192/original/open-uri20250507-18-137f73v?1746644901
©Divulgação/Youtube/Vatican News
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Teve início nesta quarta-feira, 7, no Vaticano, o conclave para a escolha do novo papa, com a celebração de uma missa solene. O rito inaugural foi marcado por momentos de homenagem ao papa Francisco, falecido em abril aos 88 anos, e por orações pela condução divina na escolha de seu sucessor.

A primeira votação, iniciada às 14h de hoje, reuniu 133 cardeais com direito a voto — todos com menos de 80 anos, como determina a tradição da Igreja.

Os cardeais eleitores estão alojados na Casa de Santa Marta, dentro dos muros do Vaticano. Eles deverão se dirigir todos os dias à Capela Sistina, espaço sagrado que tem sido o cenário das eleições papais desde o século 15. O local, vale destacar, é conhecido mundialmente pelas pinturas de Michelangelo.

Após a escolha do novo papa, o eleito é conduzido à chamada 'sala das lágrimas' — um pequeno cômodo ao lado da Capela Sistina onde veste pela primeira vez a batina branca papal.

Ritual rigoroso

Como destaca o portal O Globo, cada sessão de votação segue um ritual rigoroso. Antes de escolher seu candidato, cada cardeal faz um juramento solene, prometendo votar em quem acredita ser o mais digno para ocupar o trono de São Pedro.

Em seguida, escreve o nome do escolhido numa cédula com a inscrição em latim Eligo in Summum Pontificem ("Elejo como Sumo Pontífice"). Essas cédulas são depositadas em uma urna e depois contadas por três escrutinadores, previamente sorteados.

Fumaça branca indicando a eleição do papa Francisco em 2013 / Crédito: Getty Images

Uma vez apurados os votos, as cédulas são costuradas juntas com linha e queimadas. A fumaça que sai pela chaminé é o sinal que o mundo inteiro aguarda: preta se ninguém foi eleito; branca se um novo papa foi escolhido.

O momento da fumaça branca é simbólico e poderoso — é quando os olhos do mundo se voltam imediatamente para a sacada central da Basílica de São Pedro, onde o anúncio oficial será feito.

Condição para eleição

Para que a eleição seja válida, o cardeal escolhido precisa receber pelo menos dois terços dos votos. Se após três dias nenhuma decisão for tomada, as votações são interrompidas por 24 horas, tempo reservado para oração e reflexão.

Esse ciclo pode se repetir, com o máximo de 34 votações. Se ainda assim não houver consenso, passa-se a votar apenas entre os dois cardeais mais votados, mas o critério dos dois terços permanece.

Assim que um dos cardeais alcança o número necessário de votos, o camerlengo — autoridade responsável pelo conclave — se aproxima do eleito e faz a pergunta ritual: Acceptasne electionem de te canonice factam in Summum Pontificem? ("Aceitas tua eleição canônica para Sumo Pontífice?"). Se ele aceitar, torna-se oficialmente o novo papa.

Estátua do papa João Paulo II / Crédito: Getty Images

Sala das Lágrimas

O cardeal recém-eleito é então conduzido à chamada "sala das lágrimas", um pequeno aposento ao lado da Capela Sistina. Ali, em um momento de profunda emoção pessoal, ele veste pela primeira vez a batina branca papal, disponível em três tamanhos — pequena, média e grande — para ser imediatamente ajustada ao corpo do novo pontífice.

O nome da sala, como você pode imaginar, deriva das lágrimas que muitos papas derramaram ao se deparar com a imensa responsabilidade que assumem.

Vestido com o traje papal, o novo líder da Igreja segue para os bastidores da Basílica de São Pedro. Em seguida, o cardeal protodiácono aparece na sacada central e proclama em latim a aguardada frase: Habemus Papam! — "Temos um Papa!". O cardeal então revela ao mundo o nome de batismo do novo pontífice e o nome papal escolhido por ele.

Instantes depois, o novo papa surge pela primeira vez diante da multidão reunida na Praça de São Pedro, onde oferece a bênção apostólica. Tem início, então, um novo pontificado.


O Conclave

Após a morte do papa Francisco, aos 88 anos, no último dia 21 de abril, a Igreja Católica começou nesta quarta-feira, 7, o Conclave — nome dado ao processo de escolha de umk novo papa.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também