Home
Notícias
IPHAN reconhece inédito sítio arqueológico, com artes rupestres, encontrado na Bahia
Notícias

IPHAN reconhece inédito sítio arqueológico, com artes rupestres, encontrado na Bahia

publisherLogo
Aventuras Na História
12/05/2025 19h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16524255/original/open-uri20250512-18-f0yfhm?1747076587
©André Carvalho
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Dois sítios arqueológicos localizados na zona rural de Tucano, município do nordeste da Bahia, passaram recentemente por vistoria técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para serem oficialmente catalogados

As áreas foram descobertas entre outubro de 2024 e janeiro de 2025 pelo historiador André Carvalho, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), nas fazendas Marizá e Caldeirão.

Sobre o local

Os sítios apresentam gravuras rupestres compostas por padrões geométricos entalhados nas rochas, como linhas em zigue-zague, curvas e figuras que remetem a símbolos abstratos.

Segundo o arqueólogo Felipe Sales, da CRN-Bio Ambiental e Arqueologia, os registros pertencem à Tradição de São Francisco, manifestação cultural com datação estimada entre seis e oito mil anos, comum em regiões do Nordeste, incluindo os estados da Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Goiás e Mato Grosso. A declaração foi repercutida pela Revista Fórum.

A tipologia foi descrita pelo arqueólogo André Prous como formada majoritariamente por grafismos abstratos, com poucas representações de animais — geralmente peixes, répteis e aves — estilizados a partir de padrões geométricos.

Os autores desses grafismos demonstravam frequentemente um senso estético apurado, com uso expressivo de cores e organização visual complexa”, escreveu Prous em artigo de 1992.

Após notificar o IPHAN sobre o achado, Carvalho recebeu parecer de achado fortuito e, nos últimos meses, a visita técnica foi finalmente realizada pelo arqueólogo Alexandre Rocha Colpas. Ele catalogou quatro sítios na região: dois com pinturas rupestres e dois com gravuras rupestres.

Gravura rupestre no local - André Carvalho

Colpas também se reuniu com o vice-prefeito e secretário de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Tucano, Robson Ferreira, para discutir estratégias de preservação e incentivo ao turismo histórico e sustentável.

A proposta inclui o distrito de Caldas do Jorro, famoso por suas águas termais sulfurosas, reconhecido oficialmente como parte de Tucano desde 2018.

O IPHAN é responsável pela proteção e valorização do patrimônio arqueológico brasileiro, atuando no tombamento de bens culturais, autorização de pesquisas, fiscalização e promoção do acesso público ao acervo arqueológico nacional.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também