Amarelamento dos dentes: principais causas e estratégias de prevenção
ICARO Media Group TITAN

Muitas pessoas se incomodam com a coloração amarelada dos dentes, mas poucos sabem que esse problema pode ter diversas causas além da falta de higiene bucal. Segundo especialistas, características genéticas hereditárias podem influenciar a cor dos dentes, assim como acontece com a cor dos olhos e dos cabelos. Além disso, o desgaste do esmalte dental, a higiene bucal inadequada e o consumo frequente de alimentos e bebidas com pigmentos podem contribuir para o amarelamento nos dentes.
A herança genética pode determinar a espessura do esmalte do dente, e quando essa camada é mais fina, a dentina, que possui uma coloração naturalmente amarelada, fica mais evidente, deixando os dentes com uma tonalidade amarelada. Por mais que uma boa higienização bucal seja mantida, nem sempre é possível reverter essa situação sem a ajuda de tratamentos adequados, como o clareamento dental profissional.
Além disso, o desgaste do esmalte dos dentes pode ocorrer por diversos motivos, como envelhecimento, bruxismo (apertar e ranger os dentes), ingestão regular de alimentos e bebidas ácidas e até mesmo uma escovação exagerada. Esse desgaste pode levar à exposição da dentina, resultando no amarelamento.
O consumo frequente de alimentos e bebidas com pigmentos, como café, chá-preto, vinho tinto, chocolates, chá-verde, bebidas esportivas, refrigerantes e molhos, também pode aderir à superfície dos dentes e promover manchas amareladas. Nesses casos, é recomendado evitar o consumo excessivo desses produtos e, caso haja ingestão diária, fazer bochechos com água antes e depois para amenizar o impacto dos pigmentos. Além disso, é fundamental manter a escovação sempre em dia para eliminar resquícios dessas substâncias.
Um dos fatores mais comuns e prejudiciais ao aparecimento de dentes amarelados é o hábito de fumar. Os agentes químicos presentes no cigarro têm a capacidade de pigmentar os dentes e deixá-los não só amarelados, mas muitas vezes com um aspecto amarronzado. Abandonar esse hábito é fundamental não apenas para a saúde bucal, mas também para a saúde geral do indivíduo.
Nesses casos, é de extrema importância de uma higiene bucal adequada, pois uma má higienização favorece a multiplicação das bactérias presentes naturalmente na boca, levando ao acúmulo de resíduos alimentares entre os dentes. Isso permite o desenvolvimento da placa bacteriana e formação do tártaro, que contribuem para a coloração amarelada dos dentes. Por isso, é fundamental escovar os dentes corretamente, usar fio dental diariamente e realizar visitas regulares ao dentista.
Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X ou nossos canais no WhatsApp e Telegram.

