Donald Trump assina projeto de lei que encerra shutdown mais longo da história dos EUA
ICARO Media Group TITAN

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um projeto de lei na madrugada desta quinta-feira, que põe fim ao shutdown mais longo da história do país, após 43 dias de paralisação do governo federal. A assinatura ocorreu pouco depois de a Câmara dos Representantes aprovar o projeto de lei, que estende o financiamento do governo até janeiro de 2026, evitando uma nova crise orçamentária. O texto foi aprovado com 222 votos a favor e 209 contra, obtendo apoio de alguns democratas e contando com a oposição de alguns republicanos.
O projeto de lei firmado por Trump garante o financiamento integral de setores como agricultura, construção militar, pagamento de veteranos e programas do Poder Legislativo. Além disso, assegura o pagamento retroativo a todos os funcionários federais afetados pela paralisação e revoga as demissões realizadas desde 1º de outubro. Em outros setores, o orçamento continua temporário, com vigência até 30 de janeiro, prazo final para que o Congresso chegue a um novo acordo orçamentário.
Durante os 43 dias de shutdown, diversos setores foram impactados, incluindo a falta de pessoal em centros de controle aéreo, o que causou atrasos e cancelamentos de voos em cidades como Nova York, Indianápolis, Jacksonville e Albuquerque. A interrupção na divulgação de estatísticas econômicas oficiais também foi um reflexo da paralisação de agências responsáveis pelos levantamentos, agravando as consequências do impasse político em torno do financiamento da Lei de Acesso à Saúde.
Com a sanção do projeto de lei, o governo norte-americano retoma suas atividades plenamente e os funcionários públicos devem retornar ao trabalho ainda nesta semana, encerrando assim um dos períodos mais tensos da política recente dos EUA. A normalização do sistema aéreo pode levar mais tempo, mas a população poderá respirar aliviada com a perspectiva de regularização das atividades governamentais e do pagamento dos servidores afetados pela paralisação.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads
