Home
Notícias
Em Davos, Donald Trump reforça vontade de adquirir a Groenlândia
Notícias

Em Davos, Donald Trump reforça vontade de adquirir a Groenlândia

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
21/01/2026 17h32
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16676363/original/trump_davos?1769017490
©Reprodução/X @RapidResponse47
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou a Davos para participar do Fórum Econômico Mundial, após atraso de duas horas por problemas técnicos em sua aeronave. O discurso de Trump abordou desde assuntos de política interna até a questão da Groenlândia, definindo o tom do encontro com discussões sobre segurança e soberania. Trump afirmou que a proteção da Groenlândia é uma obrigação dos EUA, destacando a localização estratégica da ilha entre os Estados Unidos, Rússia e China.

Em seu discurso, Trump sugeriu discutir a aquisição da Groenlândia pelos Estados Unidos, mencionando a posição estratégica da ilha entre potências mundiais. O presidente americano ressaltou a falta de desenvolvimento da Groenlândia, alegando que a região era menos relevante no passado quando foi devolvida à Dinamarca após a Segunda Guerra Mundial. Trump argumentou que a ilha desprotegida e desabitada poderia ser potencialmente benéfica para a segurança da aliança da Otan.

Após causar polêmica com sua proposta de adquirir a Groenlândia, Trump assegurou que não pretende usar a força para conquistar a ilha, enfatizando que a solicitação dos EUA é insignificante em comparação com o apoio histórico à Otan. O presidente americano destacou que a invasão da Groenlândia não representaria uma ameaça à aliança, mas aumentaria a segurança de todos os países membros. As declarações de Trump geraram preocupação entre líderes globais sobre as possíveis repercussões de uma expansão territorial.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também