Israel faz ataques aéreos em Gaza
ICARO Media Group TITAN

As forças armadas de Israel realizaram ataques aéreos em Rafah, na Faixa de Gaza, neste domingo. Os ataques foram uma resposta às acusações de que militantes do Hamas violaram o acordo de cessar-fogo. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ordenou ações enérgicas contra alvos terroristas na Faixa de Gaza, resultando na morte de 11 pessoas, de acordo com a Defesa Civil de Gaza.
O Hamas negou as acusações e afirmou ter recuperado o corpo de mais um refém israelense, mas condicionou a entrega ao cenário no local. Enquanto as Forças Armadas de Israel alegam que militantes do Hamas dispararam mísseis antitanque contra suas bases militares, o grupo palestino insiste que está cumprindo o armistício. A situação levou o ministro da Segurança Nacional de Israel a pedir a retomada dos combates na Faixa de Gaza.
O conflito, mediado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e por países da região, estabeleceu um cessar-fogo no dia 10 de outubro, que previa a libertação de reféns pelo Hamas. Até o momento, 20 reféns ainda estão em posse do grupo, que já entregou os corpos de 12 vítimas e mais um neste domingo. Enquanto Israel devolveu os corpos de 15 palestinos a Gaza, a questão dos corpos retidos pelo Hamas tornou-se um ponto delicado nas negociações.
Agências de ajuda humanitária pedem a reabertura da passagem fronteiriça de Rafah, no Egito, para acelerar a entrada de alimentos e medicamentos em Gaza. No entanto, o gabinete de Netanyahu determinou o fechamento da passagem até novas negociações. O enviado de paz dos EUA está previsto para chegar ao Oriente Médio na próxima semana para monitorar a situação do acordo de cessar-fogo.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads.

