Home
Notícias
Surto de febre Oropouche preocupa autoridades de saúde no Brasil
Notícias

Surto de febre Oropouche preocupa autoridades de saúde no Brasil

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
17/04/2025 15h57
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16508506/original/open-uri20250417-193-1ujoynk?1744907357
©rawpixel.com
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um surto de febre Oropouche tem preocupado as autoridades de saúde no Brasil, com 7.756 casos confirmados nos quatro primeiros meses de 2025, representando mais da metade do total de diagnósticos de todo o ano de 2024. Segundo o Ministério da Saúde, o estado de Pernambuco registrou o maior número de mortes pela doença, com 180 óbitos, sendo a maioria fetal. Entre os casos fatais, apenas uma pessoa adulta foi vítima da febre Oropouche, uma idosa de Recife que possuía comorbidades como diabetes e hipertensão.

O Espírito Santo é o estado que concentra a maioria dos diagnósticos, com 5.500 casos, o equivalente a cerca de 71% dos dados nacionais, seguido pelo Rio de Janeiro com 1.059 notificações confirmadas. O vírus oropouche não se restringe ao Brasil, estendendo-se por toda a América do Sul, conforme um estudo internacional que identificou anticorpos contra o vírus em 6,3% de mais de 9.400 amostras de sangue analisadas em países como Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador e Peru.

Pesquisadores apontam que o vírus oropouche, transmitido por mosquitos do gênero Culicoides, tem sintomas semelhantes aos da dengue, incluindo dor de cabeça, dor muscular, náusea e diarreia. Em casos mais graves, a infecção pode evoluir para complicações neurológicas, como meningite viral, e também há riscos para fetos durante a gestação. Até o momento, não há vacina ou tratamento específico para a doença, que foi identificada no Brasil pela primeira vez em 1960 e tem se espalhado por diversas regiões do país desde 2024.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também