Home
Notícias
Conheça o Boro: o quinto elemento da Tabela Periódica
Notícias

Conheça o Boro: o quinto elemento da Tabela Periódica

publisherLogo
Tecmundo
12/01/2025 21h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/50659/original/Tecmundo.png?1764195704
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nossa pequena jornada pela Tabela Periódica chega à parada número 5, o Boro. Esse elemento está presente em muitas combinações no nosso cotidiano, havendo inclusive uma reserva em nosso organismo.

O Boro é um elemento bastante interessante, devido às suas propriedades ele tem uma espécie de comportamento dual: frágil, porém com uma dureza próxima a do diamante. Não essencial para o organismo humano, mas capaz de gerar problemas quando não está lá. E ainda que esteja na família 3A, e essa receba o nome de "Família do Boro", é o único semimetal do grupo 13.

Interessado nesse elemento utilizado há milênios? Então continue a leitura para conhecer um pouco mais sobre as características e usos desse elemento fantástico.

Como ele não é encontrado em sua forma pura, para que pudesse ser isolado, os químicos realizaram uma queima programada de minerais contendo a substância. Possuindo uma alta resistência à temperatura, sendo assim, o que restou da queima naqueles primeiros experimentos era uma forma mais refinada, porém não pura, do elemento. 

Mas ele não foi imediatamente classificado como um novo elemento. O reconhecimento veio apenas em 1824, com o químico sueco Jöns Jakob Berzelius. 

A forma pura do elemento ainda levou algumas décadas para ser obtida, e foi apenas em 1909 que o Ezekiel Weintraub, químico norte-americano, foi capaz de produzir a primeira amostra. 

Mesmo antes de ser reconhecido, o Boro já bastante utilizado, contudo, com seu isolamento, novas possibilidades passaram a ser estudadas. Porém, se engana quem pensa que sabemos tudo sobre esse elemento. Ele ainda guarda alguns truques que não conseguimos descobrir sobre sua funcionalidade em organismos vivos, ao menos, nos organismos animais.

E aqui entra um alerta importante: ainda que o elemento venha sendo estudado em diversas frentes em prol da saúde humana, não há informações suficientes para garantir quantidades necessárias, mínimas ou máximas, em nosso organismo

Então não adianta tentar suplementar algo que não está verdadeiramente em falta no seu organismo, e que é totalmente disponível para obtenção através da alimentação. Ainda que o elemento não pareça ter toxicidade alarmante, não se sabe com certeza onde é armazenado e conforme metabolizado no nosso corpo. 

A pesquisa com Boro para a saúde humana tem apresentado outros caminhos promissores. Esse elemento possui uma característica bastante interessante: ele absorve nêutrons. Por isso ele pode ser utilizado como método de freamento de reações em cadeia em reatores nucleares, além de estar presente também nas paredes como componente em ligas metálicas por sua alta resistência ao calor.

Graças a essa característica, ele tem sido pesquisado no tratamento de cânceres de difícil acesso, servindo como alvo nas células tumorais. O método se chama  BNCT boron neutron capture therapy, que em uma tradução literal seria algo como Terapia por captura de nêutrons por Boro.

Mais ainda para maravilhar seus olhos, ele pode chegar aos céus de duas maneiras: como componente de ligas em espaçonaves ou como fogos de artifício. O verde das explosões dos fogos contém o elemento.

E não para por aí, ele ainda pode ser utilizado como antisséptico, alvejantes, em suplementos agrícolas, em tecnologia e eletrônica, como ácido, base, dentre outras inúmeras formas. Ele é demais!  

Alguns elementos estão muito presentes em nossa vida, mas devido às suas diversas apresentações, nem sempre ligamos o nome ao elemento e pode ser que até hoje, ele tenha passado longe do seu radar. O que você tem com Boro aí na sua casa? Conta para gente nas redes sociais. 

E se você quer saber mais sobre Tabela Periódica e não consegue esperar para conhecer outros elementos, fica a dica com 5 aplicativos que irão lhe ajudar nessa jornada de 118 elementos fantásticos! Nos vemos no Carbono!

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também