Raio-X revela autor e título de pergaminho carbonizado de Herculano

Aventuras Na História






Nos últimos anos, um objeto arqueológico que vem chamando grande atenção é o conhecido como Pergaminho de Herculano, um antigo pergaminho carbonizado recuperado em Herculano, outra cidade que foi soterrada junto a Pompeia após a erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C.. E agora, quase 2.000 anos depois, finalmente foi identificado o autor e o título do pergaminho em questão.
Após radiografar o papiro carbonizado e desembrulhá-lo virtualmente em computador, pesquisadores encontraram traços de letras de tinta visíveis nas imagens de raio-X, que revelaram que o conteúdo era parte de uma obra dividida em vários volumes, chamada "Sobre os Vícios". Seu autor, por sua vez, foi o filósofo epicurista Filodemo, que o escreveu no século 1 a.C.
O pergaminho, vale mencionar, é um dos três de Herculano que estão mantidos nas Bibliotecas Bodleianas em Oxford, repercute o The Guardian. E "é o primeiro pergaminho em que a tinta pôde ser vista na digitalização", conta o Dr. Michael McOsker, papirologista do University College de Londres, que está envolvido nos estudos, ao veículo britânico. "Ninguém sabia do que se tratava. Nem sabíamos se havia algo escrito nele".
Esse pergaminho, vale mencionar, é apenas um entre centenas dos que foram encontrados na biblioteca de Herculano, que se acredita que pode ter pertencido ao sogro de Júlio César. Escavações no século 18 recuperaram vários deles, mas muitos estavam tão queimados que se esfarelavam quando os pesquisadores tentavam desenrolá-los, além de ter deixado a tinta inelegível.
Avanços tecnológicos
Os trabalhos mais recentes para decifrar o conteúdo do pergaminho baseiam-se nos avanços anteriores conquistados com o Desafio Vesúvio, uma competição global lançada em 2023 que oferecia prêmios a quem progredisse na leitura dos pergaminhos a partir de imagens de raio-X. No ano passado, uma equipe de estudantes conseguiu desenvolver um software de inteligência artificial que possibilitou a leitura de 2.000 letras gregas antigas de outro pergaminho.
Vale mencionar ainda que, ao lado de "Sobre os Vícios" e "Filodemo", também foi descoberto um número de livro no pergaminho que pode ser um alfa, o que indica que este pode ser apenas o primeiro volume da obra. Segundo o The Guardian, "Sobre os Vícios" possui pelo menos 10 livros, incluindo obras que abordam tópicos como arrogância, ganância, bajulação e administração doméstica.

Agora, os especialistas pretendem descobrir ainda mais detalhes sobre os pergaminhos carbonizados. "Estamos vendo evidências de tinta em muitos dos novos pergaminhos que digitalizamos, mas ainda não as convertemos em texto coerente", afirma o Dr. Brent Seales, cientista da computação da Universidade de Kentucky, e cofundador do Desafio Vesúvio.
"Esse é o nosso gargalo atual: converter os enormes dados digitalizados em seções organizadas que sejam devidamente segmentadas, virtualmente achatadas e aprimoradas para que as evidências de tinta possam ser interpretadas como texto real", complementa.
McOsker, por fim, pontua: "O ritmo está aumentando muito rapidamente... Todo o progresso tecnológico que foi feito aqui ocorreu nos últimos três a cinco anos e, considerando a escala de tempo dos classicistas, isso é inacreditável. Tudo o que estamos obtendo da biblioteca de Herculano é novo para nós".


