'Lua do Veado' atinge pico de luminosidade nesta quinta-feira (10)
ICARO Media Group TITAN

Nesta quinta-feira (10), a Lua do Veado, como é conhecida a Lua cheia de julho, estará em seu auge de luminosidade. O melhor momento para observar o satélite será após o pôr-do-sol, por volta das 17h40, quando ela nascerá no horizonte leste. De acordo com Noah Petro, chefe do Laboratório de Geologia Planetária, Geofísica e Geoquímica da Nasa, a Lua parece cheia cerca de um dia antes e um dia depois do pico, proporcionando belas noites de contemplação.
A Lua cheia de julho é historicamente associada ao nome de "Lua do Veado", coincidindo com o período em que os chifres dos veados machos crescem rapidamente no Hemisfério Norte. Diversas tribos indígenas dos EUA também têm nomes distintos para a lua cheia de julho, refletindo aspectos da natureza nesta época do ano. Os Cree, por exemplo, a chamam de Lua da muda, indicando a troca de penas das aves, enquanto a tribo Tlingit a nomeia de Lua do salmão, relacionando-a às migrações sazonais dos peixes.
No final do mês, os observadores do céu terão a oportunidade de avistar Vênus, Júpiter e Marte. Nos dias 21 e 22 de julho, Vênus e Júpiter estarão visíveis baixo no horizonte nordeste antes do nascer do Sol, ao lado de aglomerados estelares como Plêiades e Híades. Já no dia 28 de julho, Marte estará visível acima da Lua crescente durante a primeira ou segunda hora após o pôr do sol na direção oeste. Esses eventos celestes prometem encantar os entusiastas da astronomia.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads
