Home
Tecnologia
Quão longe estão as estrelas? A ciência responde!
Tecnologia

Quão longe estão as estrelas? A ciência responde!

publisherLogo
Tecmundo
15/02/2024 22h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16057836/original/open-uri20240215-56-1ic6p15?1708034459
©TecMundo
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Durante a noite, é possível observar o céu repleto de estrelas, especialmente se você estiver fora das grandes cidades — onde há menos iluminação artificial e poluição, o céu aparenta ser ainda mais brilhante. Apesar de algumas dessas estrelas parecerem estar próximas da Terra, a realidade é que elas estão muito mais distantes do que os humanos podem alcançar em viagens com foguetes espaciais.

Os objetos estelares também parecem estar muito próximos uns dos outros, mas a distância média entre duas estrelas na Via Láctea é de aproximadamente 47 trilhões de quilômetros, ou 5 anos-luzAlguns desses corpos celestes podem estar a bilhões ou até trilhões de quilômetros do nosso planeta, então, não é porque eles parecem estar próximos que realmente estão.

“Nunca confie nas constelações. Se você vir duas estrelas próximas uma da outra no céu, isso é uma projeção 2D. Você não sabe se eles estão realmente próximos um do outro", disse a astrofísica e professora assistente da Universidade Estadual de San Diego, Anna Rosen, em mensagem enviada ao site WordsSideKick.

De fato ainda não conseguimos alcançar fisicamente essas estrelas com a tecnologia atual, mas a ciência já conseguiu realizar boas medições para entender o quão distante elas estão. Para explicar um pouco mais sobre o tema, o TecMundo reuniu informações de cientistas e especialistas da área. 

A estrela mais próxima está a aproximadamente 4,24 anos-luz de distância da Terra. Ou seja, a viagem levaria dezenas de milhões de anos se pudéssemos viajar até lá. Além disso, mesmo parecendo completamente estática, as estrelas estão se movendo lenta e constantemente; se pudéssemos visualizá-las mais de perto, observaríamos que as constelações também estão mudando vagarosamente devido a esse movimento.

Atualmente, os astrônomos compreendem que a maioria das estrelas se desenvolvem em ambientes de formação estelar próximos uns dos outros. Ao passar do tempo e de outros fatores, como o campo gravitacional da sua galáxia hospedeira, as estrelas começam a se dispersar para diferentes regiões do seu sistema estelar.

A imagem apresenta a estrela Proxima Centauri em uma captura realizada pelo Telescópio Espacial Hubble.A imagem apresenta a estrela Proxima Centauri em uma captura realizada pelo Telescópio Espacial Hubble.

“Se você então tirar fotos de uma estrela, se a estrela estiver suficientemente próxima, ela se moverá em relação às estrelas de fundo, assim como sua mão se move em relação ao seu entorno. Sabendo o ângulo de paralaxe pela qual a estrela se moveu e o tamanho da órbita da Terra, você pode calcular a distância [do nosso planeta] até a estrela”, explica um artigo da enciclopédia Britannica.

Os cientistas perceberam que as estrelas não costumam se afastar muito mais do que 5 anos-luz de distância entre elas, mas essa média não é comum apenas na Via Láctea. Após diferentes análises de dados coletados por instrumentos espaciais, os pesquisadores propõem que esse seja o valor médio de separação entre as estrelas em outras galáxias.

Por outro lado, outros objetos estelares conseguem sair da galáxia e se distanciar mais que a média devido à alta velocidade proporcionada por um buraco negro. Por exemplo, se uma estrela passar muito próxima de um buraco negro, ela será acelerada com um tipo de 'efeito estilingue' e pode se distanciar por milhões de anos-luz.

"Todas as estrelas parecem muito estáticas, mas se pudéssemos viajar através de milênios, veríamos que a forma das constelações muda lentamente. Se acontecer de uma estrela passar muito perto desse buraco negro, ela não será engolida, mas será fortemente acelerada”, disse o astrônomo da Agência Espacial Europeia (ESA), Jos de Bruijne, ao site Live Science.

Gostou do conteúdo? Fique por dentro de mais curiosidades sobre estrelas e astronomia aqui no TecMundo. Se desejar, saiba como os astrônomos sabem a idade dos planetas e estrelas.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também